O sujeito que pensou muito mais que o Einstein!

Certa vez em sala de aula, falava eu sobre como Isaac Newton olhando assustado pra maçã que caiu sobre  sua cabeça, logo “sacou”  a Lei da Gravitação Universal. 

– “No universo, tudo se comporta como se matéria atraísse matéria na razão direta do produto de suas massas… e, na razão inversa do quadrado da distância que as separa!!!”

Lei da Gravitação Universal de Newton.

Carimbo do MEC 1

– Professor, estou tentando entender, juro! Eu sei que o Newton estava debaixo de uma macieira quando começou a ventar…

– Certo…

– Aí a ventania cortou aquele cordão que prendia a maçã ao galho. Já que a maçã estava livre agora, por que ela não subiu em vez de descer?

– Boa observação. Aliás, foi exatamente o que o  Newton se perguntou. Aí ele pensou que existia uma atração entre a terra e a maçã que obrigou ela a descer. Ou seja, terra e maçã possuem massa. E massa atrai massa. Quanto maior as  massas, maior a atração… que chamamos de gravidade.

– Mas, se a atração é recíproca, por que só a maçã que desceu, e a terra não subiu?

– Belo raciocínio! Quanto maior a massa, maior a inércia de um corpo também, ou seja, maior a ‘preguiça’ ou dificuldade que ele tem de mudar o seu estado anterior. Sendo a terra muito maior, e com isto tendo mais inércia que a maçã, ela ganhou a disputa arrastando a maçã na sua direção.

– Ah, ta, estou entendendo melhor agora… E as pessoas todas sabem que isto acontece desse jeito por causa disto, a atração?

– Se não sabem, pelo menos desconfiam…

– Ah, é? Pode traduzir dando um exemplo?

– Posso. Tem um provérbio popular que diz: cu de bêbado não tem dono… já que, se matéria atrai matéria, e não tiver ninguém sóbrio por perto pra impedir isso, já viu né???

 Após muitos risos e ligeira pausa, uma aluna perguntou:

– Fessor, é por isso que as meninas que bebem muito nas baladas, ou bailes funk… engravidam também?

Risos na sala de aula…

Jovens bebendo na balada.

Jovens se divertindo na balada.

Personagem de Bruna Marquesine, Lurdinha, se diverte  num baile funk 1

Baile funk.

Jovens na balada.

– Olha minha querida, você tem razão, pois se matéria já atrai matéria naturalmente, imagine ambas turbinadas por hormônios sexuais e ainda sem freio por conta do abuso de bebida alcoólica, não é mesmo? Mas, por favor, não confunda gravitação universal com gravidez particular… A gravidade do Newton tem a ver com uma fruta, enquanto a gravidez precoce é fruto de um xaveco  sobre uma adolescente que ainda não aprendeu a dizer “não”! E não há lei que obrigue ela a fazer isso, só a maturidade…

Mais risos na sala de aula…

Felix da novela Amor à Vida num baile funk .Eis que surgiu uma pergunta muito interessante que veio lá do “fundão” (só podia!), ao lado da janela que se encontrava aberta.

– Teacher, eu li dia desses numa revista, que o Albert Einstein foi o homem que mais usou o cérebro até hoje. E estava escrito que ele usou só 10%… Tá certo isso???

Homem das cavernas 1

 – Olha, se você diz que leu, está certo, pois eu acredito em você… Agora, quanto ao que você leu, não fica claro que foi o Einstein quem mais usou o cérebro não… Estou achando que foi o próprio sujeito que escreveu o artigo!

Fez-se um silêncio sepulcral. Até quem estava cochilando despertou pensativo…

Jovem pensando, ou dormindo

– Sim, porque… se o o sujeito afirmou que de 100 partes o Einstein usou só 10, é porque ele, que escreveu isto, então conhece muito mais que o Einstein, ou seja… ele soube dizer quanto é porque já usou os 100%!!! Sendo assim, ele pensou muito mais que o Einstein! Concorda?

Albert  Einstein, maior matemático e físico até hoje.

Após 5 minutos de sonoras gargalhadas, retornamos à aula…

Hienas gargalhando.

Alunos gargalhando na escola.Alunos estudando.Professor em sala de aula._______________________________________________________________________

Anúncios

Publicado em 16 de março de 2013, em ARTE, CIÊNCIA, CULTURA, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, HUMOR, INFORMAÇÃO, JUVENTUDE, PARADIGMAS, PENSAMENTOS, REFLEXÃO, VOZ DIGITAL e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: