País baixo lança fogo pra cima

O Rijksmuseum, foi reinaugurado neste sábado (13), em Amsterdã – Holanda,

após uma década em reforma.

A cerimônia de reabertura do principal museu holandês foi marcada por uma queima de fogos de artifício em sua fachada e foi uma das últimas aparições oficiais da rainha Beatrix, que abdicou o trono em favor de seu filho, o príncipe Willem-Alexander.

“O Rijksmuseum (Museu Nacional – pronuncia-se réquiusmiuziin) escreverá uma nova página de sua história”, declarou o diretor do museu, Wim Pijbes, na quinta-feira durante apresentação à imprensa.

As obras do museu estão avaliadas em mais de 375 milhões de euros.

Amsterdã

“Tudo mudou de lugar, exceto uma pintura, ‘A Ronda Noturna’“, acrescentou Pijbes, referindo-se à tela mais famosa do artista holandês Rembrandt (1606-1669).

Principal atração do museu, a pintura de 3,8 metros de altura e 4,5 metros de largura tem seu próprio salão, o “Salão da Ronda Noturna”, desde 1885, data na qual o Rijksmuseum se instalou no imóvel que ocupa atualmente.

“Nossa ambição é que toda criança holandesa veja ‘A Ronda Noturna’ antes de completar 12 ou 13 anos”, disse Pijbes. “O Rijksmuseum reúne as pessoas, a arte e a história”, acrescentou.

Antes de sua renovação, o Rijksmuseum recebia cerca de um milhão de visitantes por ano. Agora, poderá receber entre 1,5 e 2 milhões de visitantes por ano.

O museu tem algumas das mais importantes obras-primas do século de ouro, entre elas pinturas de Rembrandt, Johannes Vermeer e Gabriel Metsu, artistas de uma época na qual a Holanda dominava o comércio mundial.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1262203-apos-uma-decada-de-reforma-rijksmuseum-reabre-com-fogos-de-artificio.shtml
Anúncios

Publicado em 13 de abril de 2013, em ARTE, ATUALIDADES, CIDADANIA, CIDADES, CULTURA, ECONOMIA, EDUCAÇÃO, GUERRA, HUMOR, INFORMAÇÃO, JUVENTUDE, MATURIDADE, PAZ, POLÍTICA, REFLEXÃO, VOZ DIGITAL e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: