Ó MÃE, TOMA PRA TI DO MEU AMOR TAMBÉM!

_________________________________________________________

Todo mundo nasce id, cresce ego, educa-se pelo superego e se realiza n’alma!

Há no senso comum ainda, certa confusão entre o que é educar e o que é capacitar…
Quando alguém coloca seu filho num curso de inglês, ele o está capacitando na habilidade de escrever e falar numa outra língua, que rege as relações comerciais no mundo moderno. É impróprio chamar de escola um lugar que trabalha apenas o acréscimo de conhecimentos específicos numa pessoa que já se crê estar educada. Tudo muito natural inserir no cérebro de um jovem um adjetivo qualquer, quando ele já sabe o que é substantivo. A escola de educação deve trabalhar a educação sim, concluindo um processo que já deveria ter começado no lar. Só que além da educação, ela pode e deve também, oferecer alguma capacitação ou aquisição de competências. A natureza não dá saltos quânticos fora do tempo de maturação. Não adianta alguém bater o pé querendo ter frutos sem plantar e cuidar da germinação das sementes. Ninguém recebe educação de qualidade por decreto, ou por entender que ela representa gasto e, com desmesurada estupidez, resolve economizar no solo da educação, bem como na formação e subsistência de quem a executa, ou deveria executar. A educação bem feita emociona, e pode ser entendida como uma arte, sem exageros. Por isto defendo a Educação Básica, neste momento, e os trabalhadores dela, educadores e professores.
Educador é quem sabe reconhecer no aluno, a semente que deve receber o preparo e cuidado para receber os nutrientes da cidadania e, assim, possa rasgar o solo da vida com ramos capacitados de saber com sabor! Já o professor, é quem professa saber capacitar o jovem, para que ele saiba florescer, com a seiva da força e confiança, as suas habilidades sonhadas. Todo educador é professor também, por isso deve saber expressar uma vocação multidisciplinar! Uma escola só com o professor é maluca e pretensiosa, pois que quer trabalhar nos galhos mais altos, contando com a inexistência do caule; necessita da inteligência e sensibilidade do educador para direcionar com precisão a dimensão do caule que se precisa e se deseja, e assim, facilitar e otimizar o trabalho do professor, que já identificou e pretende responder aos anseios dos alunos. Esses anseios, por sua vez, devem conter a energia dos objetivos sonhados pelos pais. Por isto que a escola pública se encontra na situação atual. Falta-lhe o farol de uma proposta pedagógica madura, ousada e sabendo o que quer, que ilumine o trabalho de enriquecimento moral e intelectual dos seus educandos. E nunca antes na história civilizatória deste país, houve um momento tão propício para a sociedade ditar, que postura filosófico-político-profissional ela quer para os seus filhos. Não se compreender e não se lutar, exigindo isto, é apostar no escuro e tristeza. Eu prefiro a alegria e a luz da fotossíntese. Por isto que estou aqui, para declarar o meu amor à educação! E a minha mãe também, pois fora ela quem primeiro me educou, ao me embalar e alimentar no seu colo, enquanto eu sonhava, com os seus doces acordes de amor! “Por esta noche no quiero sentir así, quisiera amarte pero no te tengo aquí, y es mi ilusión que aun te espera como siempre… Gira, el mundo gira, en las calles en la gente, corazones que se encuentran, corazones que se pierden, alegrías y dolores, de la gente como yo, el mundo, no sabe cuanto yo te amo, y en tu recuerdo yo me pierdo, cuando te pienso junto a mi, el mundo, no se detiene ni un momento, la noche sabe que eres mia, y ese dia vendrá…” Feliz Dia das Mães para você! E quando estiver na sua sublime companhia, lembre-se: A vida vira enquanto o mundo gira… Há que não se ter pressa sim, mas não se deve perder mais tempo também!

___________________________________________________________________________________________

Anúncios

Publicado em 11 de maio de 2013, em ATUALIDADES, CIÊNCIA, CIDADANIA, CULTURA, ECONOMIA, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, INFÂNCIA, INFORMAÇÃO, JUSTIÇA, JUVENTUDE, MATURIDADE, PARADIGMAS, PAZ, PENSAMENTOS, POLÍTICA, REFLEXÃO, VOZ DIGITAL e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: