Enfim, uma boa notícia para as nossas amigas do peito!

__________________________________________________

CIENTISTAS DIZEM TER DESCOBERTO ORIGEM DO CÂNCER DE MAMA.

Cancer de mama

Em sua essência, o câncer é uma célula entre milhões de outras que começa a funcionar mal. No caso do câncer de mama, na maioria das vezes essa célula maligna fica nos dutos que levam o leite da glândula mamária até o mamilo.

Mas, por que ali e não em outra parte? O que há nesta região? David Gilley, da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e Connie Eaves, do Laboratório Terry Fox da Agência para o Câncer em Vancouver, no Canadá, ficaram perplexos ao descobrir a resposta.

Em um estudo publicado na revista especializada Stem Cell Reports eles explicam como descobriram que todas as mulheres – propensas ou não a desenvolver câncer de mama – têm uma classe particular de células-mãe com telômeros (estruturas que formam as extremidades do cromossomo) extremamente curtos.

telomerase

Os cientistas se deram conta de que estes cromossomos, com as extremidades tão pequenas, fazem com que as células fiquem mais propensas a sofrer mutações que podem desenvolver o câncer.

Diferentemente de muitos estudos sobre o câncer, a investigação se deu em mulheres normais que doaram seus tecidos após terem se submetido a uma operação de redução de seios por razões estéticas.

“O que procurávamos eram possíveis vulnerabilidades em células normais que fizeram com que se tornassem malignas”, explicou Gilley à BBC Mundo.

Eles explicam que as células-mãe se dividem em células chamadas de diferenciadas ou finais, que, por sua vez formam o duto mamário. E é nessas células em que se origina o câncer de mama, afirmam os especialistas. Eles observaram que quando os telômeros dessas células finais perdem sua função – que é a de manter a estrutura do cromossomo, evitando que suas extremidades se juntem ou combinem com os outros – pode ocorrer é “um verdadeiro caos” no ciclo celular que se segue.

Telômeros e os ciclos de vida

O envelhecimento está associado à presença de cromossomo com telômero curto. Doenças como o câncer também.

Apesar de todas as mulheres terem células com telômeros bem curtos, nem todas desenvolvem câncer de mama. Em alguns casos, porém, a multiplicação dessas células pode funcionar mal e produzir uma célula maligna, explica Gilley.

Mamografia 1

A mamografia é um exame indicado para detectar a existência de tumores malignos nos seios femininos.

Para os especialistas, o estudo permite entender o que está por trás do início do câncer de mama e estabelecer marcadores que sirvam de parâmetros para exames a partir de amostras de tecidos e sangue, e poder monitorar todas as mulheres, especialmente as que têm alto risco de desenvolver a doença.

“O que tentamos fazer foi olhar o câncer de uma forma distinta, nos focando em como começa”, explica Gilley.

Mamografia

Quanto mais cedo é detectado um câncer de mama, maiores as chances de cura.

“Porque uma vez que o tumor se desenvolve, particularmente em alguns tipos de câncer de mama, não há muito o que se possa fazer”, concluiu.

Fonte: http://saude.ig.com.br/minhasaude/2013-06-06/cientistas-dizem-ter-descoberto-origem-do-cancer-de-mama.html
Saiba mais:http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/entrevista-dos-telomeros-a-origem-da-vida/n1597338221404.html
                        – http://saude.ig.com.br/minhasaude/2012-05-25/cancer-de-mama-mata-40-das-mulheres-diagnosticadas-com-a-doenca.html
http://saude.ig.com.br/minhasaude/2012-04-19/estudo-inedito-mapeia-dez-diferentes-tipos-de-cancer-de-mama.html
http://bioquimicaenvelhecimento.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html

telomere_science

Os telômeros participam ativamente nas funções metabólicas junto com o DNA da pessoa.
NOBEL_telomeroA síntese do telômero pode explicar porque uma pessoa envelhece ou contrai doenças como o câncer.
Bioquímica do envelhecimentoCiclos naturais do envelhecimento de uma pessoa

telomeros3Hoje não se tem mais dúvida de que o encurtamento dos telômeros está relacionado ao envelhecimento, porém é necessário fazer ponderações. O envelhecimento é um mecanismo muito mais complexo, na medida em que não envolve apenas um fenômeno. Existem vários mecanismos genéticos que estão relacionados ao envelhecimento, o encurtamento dos telômeros é só mais um. Os telômeros também não estão apenas relacionados ao envelhecimento, existem várias pesquisas com telômeros procurando esclarecer os mecanismos responsáveis pelo câncer.

blackburn-medal

A ciência, assim como as artes, a política, demora um pouco para reconhecer seus heróis. As eminentes pesquisas feitas por Blackburn, Greider e Szostak possibilitaram novas perspectivas em relação ao estudo do envelhecimento e do câncer. Quem sabe algum dia novos heróis surjam e embasados nas pesquisas mencionadas neste texto, possam nos dar mais clareza sobre os problemas tão típicos da velhice ou talvez até descubram a cura do câncer.

Créditos:Deyne Morais
http://bioquimicaenvelhecimento.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html

Angelina-Jolie 1A atriz Angelina Jolie anunciou ter se submetido a uma mastectomia dupla (retirada dos seios) para reduzir suas chances de desenvolver câncer de mama. Jolie, de 37 anos, explicou suas razões para a cirurgia em um artigo publicado na edição de 14 de maio (uma terça-feira) do jornal americano “The New York Times”. Ela disse que os médicos estimaram que ela tinha um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e de 50% de ter câncer de ovário. “Decidi ser proativa e reduzir o risco o máximo que eu podia”, afirmou a atriz, mãe de seis filhos. Ela afirmou que o processo de retirada dos seios começou em fevereiro e foi completado em abril, com a reconstrução dos seios usando implantes. “Houve muitos avanços nesse procedimento nos últimos anos, e os resultados finais podem ficar bonitos”, escreveu a atriz em seu artigo.

angelina-jolie-praiaA atriz Angelina Jolie retirou os seios para prevenir o câncer de mama.

Veículos de imprensa dos EUA, entre eles a revista “People” e o canal de TV “E!”, disseram que Debbie Martin, tia da atriz Angelina Jolie, morreu de câncer em 26 de maio (domingo). No dia 14 de maio (pouco menos de duas semanas antes), a Angelina Jolie já havia declarado que passou por uma dupla mastectomia preventiva, uma cirurgia para retirada dos seios.

Segundo a “People”, Debbie Martin, irmã da mãe de Jolie, Marcheline, que também morreu de câncer, tinha sido hospitalizada na quarta-feira (22 de maio), na Califórnia.

Angelina_Jolie_Cannes_2007Os pais de Angelina Jolie se separaram em 1976. Com 1 ano de idade, ela e seu irmão foram criados pela mãe em Nova York.

Pessoas que contraem câncer normalmente têm algum sentimento de mágoa em relação aos pais. Por isso creio que um bom antídoto, ou preventivo, é a atitude de compreender perdoando os pais de alguma decepção que tiveram com eles.

Com relação a isto, postei o texto “Você que está com câncer, quero falar com você!”, em de 08 abril de 2013, neste blog.

Angelina_Jolie_Brad_Pitt_Cannes

Quando Angelina resolveu retirar os seios, Brad, seu atual marido, em vez de dar palPitt, resolveu apoiá-la.

Angelina-JolieNa vida, todo apoio em forma de compreensão ou encorajamento, costuma ser fundamental para ajudar quem amamos a tomar uma decisão favorável na direção de mudanças positivas, que transformem situações desagradáveis em novas situações de satisfação e vontade de viver, sem medos, fobias ou sensações de desânimo! Mandou bem, heim Brad?

A Angelina continua très Jolie (muito bonita!), como dizem os franceses.

4Angelina Jolie 4Mas cabe aqui uma reflexão sobre a ansiedade. A ansiedade denota um estado de presença de uma energia saudável que o ser humano utiliza em qualquer atividade. Então, tudo bem de se ter ansiedade, pois sem ela, não há atitudes, trabalhos, iniciativas, capacidade de pensar, demonstrações de vida. É como num automóvel, tudo se insinua bem quando ouvimos o motor roncar. Mas só deixar ele roncar no ponto morto, não nos leva a lugar nenhum; é necessário escolher um itinerário, engatar as marchas sequencialmente e iniciar o deslocamento. Preferencialmente sóbrio, e com habilidades de dirigir já conquistadas, juntas com a carteira de habilitação e demais documentos, é claro!

A ansiedade costuma judiar de alguém quando ele se encontra e se detém num estado de pura ansiedade somente. Mas tão logo costuma sonhar e, ao decidir realizá-los, utiliza desta energia vital psico-física para alcançar o êxito.

A vida é linda e maravilhosa também, se é! Se você está de posse de um estado de saúde pleno, é só sonhar, pensar e agir, seja estudando, seja trabalhando, sejam as duas coisas juntas!

Claro que a bela Angelina Jolie fundamentou a sua decisão num histórico familiar realmente alarmante. E foi corajosa ao tomar a decisão de retirar os seios. Claro que seus fãs nada perceberiam se não soubessem disto, pois ela usou próteses e procedimentos estéticos que encobriram com efeito especial (digno dos filmes de Hollywood) toda esta intervenção da moderna medicina.

Por isto recomendo a quem leu este texto para usar do bom senso de compreender não generalizando, pois cada caso é um caso!

Se assim não fosse, já imaginou…???

Angelina Jolie 1

_______________________________________________________________________________

Anúncios

Publicado em 6 de junho de 2013, em INFORMAÇÃO, JUSTIÇA, LITERATURA, MATURIDADE, MEDICINA, PAZ, REFLEXÃO, RELIGIÃO, TECNOLOGIA e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Hello There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article. I will make sure to bookmark it and return to read more of your useful info. Thanks for the post. I’ll certainly return.

    • Hello visitor.
      Its assessment of the post made ​​me happy and gives stimulus to continue writing on topics useful for men and women. This is one of the advantages of living with high information technology. I promise to visit your blog and appreciate their considerations as well. Thank you. Hugs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: