Pensando de Roma ao Rio, Romário diz o que pensa sobre as manifestações das ruas.

__________________________________________________________________________________________

Os apaixonados pelo futebol como eu, apreciam uma jogada de efeito, de criatividade, de talento. Num esporte de rígida aplicação tática e física, o objetivo maior é a feitura do gol. Como é uma atividade coletiva, a equipe que fizer mais  gols que a adversária  costuma ser consagrada vitoriosa após a contenda. A presença individual de um craque pode ser decisiva no resultado final de uma partida. Ou de uma competição, se a partida for a última, a final dela.

Estou escrevendo horas antes do aguardado jogo entre as seleções do Brasil e Espanha, que definirá o campeão da Copa das Confederações 2013. Os dois lados deste jogo contam com a presença de craques que podem decidir a maior feitura de gols para a sua seleção, levando-a assim, e merecidamente espero, dentro do espírito “fair play” que a comunidade internacional hoje já aprecia como justa, a comemorar e experimentar da glória dos vencedores legítimos. Para ser um craque da bola não é exigida uma maestria da oratória ou excelência do saber acadêmico, embora exista o apreciado “gol de letra”.

Mas considero que o ex-jogador Romário, hoje deputado federal pelo Rio de Janeiro, fez um belo gol com as letras que sua lucidez, inteligência e sensibilidade puderam expressar em relação às manifestações populares que movimentam as ruas e avenidas das cidades brasileiras, em que o clamor social pela ética e justiça seja imediatamente incorporado na rotina do nosso país.

romario1

romario2

romario

Romário campeão com o Brasil na Copa de 1994,nos EUA

romarioartilheiro

Em tempo, creio que a seleção brasileira pode vencer sim a “imbatível” esquadra espanhola, pois a melhor torcida é a que projeta em campo os pensamentos de vitória em consonância com a sua autoestima. É uma questão de supremacia da melhor energia mental. Neste atual momento de vida dos brasileiros, este detalhe da consciência política, ética e existencial está em alta, e com muito por crescer ainda. Além das ruas, deve dar a vitória do Brasil no campo também, eu creio!

___________________________________________________________________________________________

Anúncios

Publicado em 30 de junho de 2013, em ATUALIDADES, CIDADANIA, CIDADES, CULTURA, EDUCAÇÃO, ENTRETENIMENTO, ESPORTES, FILOSOFIA, GUERRA, INFÂNCIA, INFORMAÇÃO, JUSTIÇA, JUVENTUDE, MATURIDADE, PARADIGMAS, PAZ, PENSAMENTOS, POLÍTICA, REFLEXÃO, VOZ DIGITAL e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: