UMA VERDADE TEM O PODER DE REVELAR OUTRAS?

UMA ESCORREGADA NA HORA DA DECOLAGEM OBRIGA COMPANHIA AÉREA A ATERRISSAR 1 MILHÃO DE REAIS EM SOLO BRASILEIRO.

A American Airlines foi condenada pela Justiça brasileira a pagar R$ 1 mi de indenização por dano moral coletivo.

O motivo? Ela submetia seus funcionários locais a interrogatórios em áreas consideradas de segurança, como o embarque, utilizando um detector de mentiras, o famoso embora pouco conhecido ‘polígrafo’.

Uso do Polígrafo 2

O funcionário que nada respondesse ao interrogatório era imediatamente realocado noutro setor dentro da empresa. Podemos deduzir que o silêncio inutiliza tal aparelho. Mas quem se cala por constrangimento ou sabedoria, mente ou não consente apenas? Omitir é mentir? Então, está falhando o setor de recrutamento e contratações desta companhia aérea, ao não ler ou não fazer o check-in do currículo dos candidatos a emprego que recebe.

____________________________________________________________________________________________

Compreendo, e até me lembro por conta disto, embora seja por razões diferentes, que os baixos salários e a produção de relatórios sobre relatórios, mas que ninguém lê a não ser quem os faz, tem afastado bons profissionais para trabalharem nas escolas públicas do Brasil. Talvez por isto também que a educação brasileira ainda não tenha decolado!

____________________________________________________________________________________________

O autor da ação que quebrou o silêncio foi o Ministério Público do Trabalho, e cuja sentença se deu na 10ª Região do Tribunal Regional do Trabalho em Brasília, condenando a citada empresa ao pagamento de R$ 1 milhão, que será repassado a entidades beneficentes.

____________________________________________________________________________________________

No acórdão, o desembargador João Amílcar considerou que o polígrafo é um instrumento falível “com elevado potencial de se tornar um elemento de discriminação“. Citou ainda, que nos EUA já está estabelecida a falta de confiabilidade no aparelho, inclusive como prova judicial.

____________________________________________________________________________________________

O desembargador afirmou também que o interrogatório viola a intimidade do trabalhador, e mesmo que seja  ignorada a ineficiência do método, não se pode obrigar alguém a produzir prova contra si mesmo.

____________________________________________________________________________________________

Procurada pela reportagem, a American Airlines afirmou que “não comenta questões de segurança ou pessoal”.

empresaria-pidiendo-silencio-y-hombre-en-segundo-

Xiii… Quer dizer que caso haja algum acidente aéreo mais sério com algum avião da empresa, os familiares nem devem esperar explicações sobre mortos, sobreviventes, buscas e apurações de responsabilidade convincentes? 

____________________________________________________________________________________________

Ou devo embarcar na tranquilidade, relaxar e gozar com tudo isto… só porque o porta-voz da empresa já disse uma verdade sem polígrafo mesmo? Será por isto que muitas pessoas têm medo de viajar de avião, pois esta constatação também é verdadeira, ainda mais ela pegando carona na verdade primeira dita pela tal empresa?

– “Repito, a nossa empresa não comenta sobre segurança e pessoas!

– Deve ser muito exótico e com forte gosto de aventura viajar com vocês então, pois tudo que os passageiros querem de uma companhia aérea é que ela converse com eles, transmita um pouco de tranquilidade a essas pessoas comentando sobre a segurança que a empresa lhes oferece, pois quanto mais lá encima, o tombo costuma ser maior até pra quem está em terra firme só se distraindo com polígrafos!

____________________________________________________________________________________________ Empresa aérea é obrigada a pagar 1 mi por justiça brasileira, 1  ____________________________________________________________________________________________

 

___________________________________________________________________________________

Anúncios

Publicado em 28 de maio de 2014, em ATUALIDADES, CIDADANIA, CULTURA, ECONOMIA, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, INFORMAÇÃO, JUSTIÇA, JUVENTUDE, MATURIDADE, MÚSICA, PARADIGMAS, PENSAMENTOS, POLÍTICA, REFLEXÃO, TECNOLOGIA, VOZ DIGITAL e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: